top of page
FUNDO1.png
LOGO EXPO NEGROS.png

BEM - VINDES!

Aqui você consegue acessar o conteúdo virtual da “Exposição Artistas e Intelectuais Negros - Narrando histórias para outros futuros possíveis”.

 

 

Conheça mais sobre as obras dos artistas expostos:

.

Participe na construção do conteúdo da Exposição

 

 Não levará mais que 2 minutos.

 

CLIQUE AQUI

ACOMPANHE A NOSSA AGENDA:

Informe-se sobre as atividades que acontecerão durante a realização da mostra:

19 a 21 /05/2023:

EXPOSIÇÃO ITINERANTE

QUILOMBO DO GROTÃO

Associação das Comunidades

Tradicionais do Engenho do Mato.

18/03/2023:

Abertura Oficial, às 11 horas

Apresentação Musical: Orquestra da Grota

A ORQUESTRA DA GROTA foi criada em 1995, a partir do trabalho voluntário de músicos e educadores, que queriam oferecer a crianças e jovens da Grota do Surucucu, através da formação musical, uma oportunidade de desenvolvimento humano e social. O talento e a dedicação dos jovens transformaram o projeto social em um trabalho musical de valor reconhecido. Hoje contam com diversos núcleos orquestrais formados tanto pelos alunos do espaço cultural da Grota, como dos Núcleos de multiplicação. O repertório trabalhado nas orquestras consta de músicas clássicas bem como de arranjos de músicas populares, brasileiras e internacionais.

0236ac58-7bad-4f42-b1f3-7201af1f686a.jpg

Roda de Conversa:

Nossa curadora Cléia Marcelino recebe Lu Ain-Zala e Patrícia Dias para falarem um pouco sobre o movimento afrofuturista e seus projetos desenvolvidos.

22/03/2023

 

Visita Guiada com a Curadora, às 15h

Mesa: “O músico preto e o legado de agremiações musicais centenárias no Rio de Janeiro” com Alexandre Castro e Juliana Rufino

Através de documentação histórica é possível perceber a presença e a atividade dos músicos pretos escravizados no ambiente colonial no Rio de Janeiro até 1871, ano em que muitos escravos receberam a carta de alforria ou liberdade. Nos dias atuais nos projetos sociais, a presença de crianças e jovens pretos é sua maioria, onde a formação é de alto nível para todos os envolvidos. Partindo desse fato, não vemos a mesma quantidade de músicos pretos profissionais nas grandes orquestras e bandas Sinfônicas.

Alexandre Castro é Inspetor da OSN UFF, Coordenador Pedagógico, Trompetista, Pós graduado em História e Cultura Afro-Brasileira, integrante do @piervirtual e @instituto.imasc.

Juliana Rufino é produtora cultural, pesquisadora sobre diáspora africana na Zona Portuária do Rio de Janeiro, brincante, percussionista e militante do Carnaval de rua carioca.

01/04/2023

 

Contação de Histórias

com Vicente Zaki, às 11h

Vicente Zaki, @vicente_zaki Contador de história, Pedagogo pela Simonsen, Psicopedagogo pela Metropolitana. Sua pesquisa é com foco no alinhamento da contação de história, na educação básica com o foco na educação infantil. Autor do livro "Bené a canoa do mar", literatura preta, infanto juvenil. Está na Equipe de Incentivo à leitura na Semede de Nilópolis.  Participa de alguns coletivos, membro fundador do Educontos. Atuante no curso de extensão ERER-UFRJ- Educação das Relações étnico raciais.

juliana rufino.jpg
WhatsApp Image 2023-03-16 at 10.30.45.jpeg

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO:

A proposta da “Exposição Artistas e Intelectuais Negros - Narrando histórias para outros futuros possíveis”, que acontece entre os dia 15/03 a 15/04/2023 na Biblioteca Parque de Niterói/RJ, é apresentar personalidades negras e suas obras através de um conteúdo exclusivo para a exposição.

A mostra é resultado da pesquisa de Cleia Marcelino e apresenta a obra de oito artistas e intelectuais negros, cujo propósito é criar uma galeria virtual para mostrar a produção artística e intelectual de artistas negros no Brasil, desse modo contribuir para a descolonização dos olhares, desconstruir a hegemonia branca nas artes brasileiras que sempre definiu o branco europeu como o padrão. Dar visibilidade aos artistas negros para que não esqueçam de si, tendo o direito a sua memória e pensar em outros futuros possíveis, contribuindo para combater o racismo.

FICHA TÉCNICA:

Realização e Coordenação: 
Rapsódia Empreendimentos Culturais

Curadoria:
Cleia Marcelino

Artistas:
Angélica Dass, Bloco Malungetú,
Edileuza Penha de Souza,
Lu Ain-Zaila, Patrícia Dias,
Projeto NegroMuro, Quilombo do Grotão,
Triscila Oliveira

Concepção Artística 
e Projeto Expográfico:

Rafael Porto

Produção Executiva:
Marina Espogeiro
Filipe Gonçalves

Assistentes de Produção:
Márcia Espogeiro
Michelle Lima

Montagem:
Raposo Entretenimento

Registro Audiovisual 
e Fotográfico: 

Guilherme Marques
Natália Falcão e Lucas Gonzaga

Agradecimentos:

Angélica Dass, Bloco Malungetú, Edileuza Penha de Souza, Lu Ain-Zaila, Patrícia Dias, Projeto NegroMuro, Quilombo do Grotão e Triscila Oliveira,Alexandre Castro, Orquestra da Grota, Vicente Zaki, Clara Leite, Luciana Oliveira, Rodrigo Reis e toda equipe da Biblioteca Parque de Niterói, Nuria Cubas, Juliana Rufino, Renatão do Quilombo, Edileuza Cristina Carneiro, Leonora Mendes

 

expo EXPEDIENTE.png
bottom of page